Sustentabilidade, utopia do século XXI

quinta-feira, 15 de março de 2012

Utopia do século XXI - Sustentabilidade

Sustentabilidade, um termo tão controverso quanto polêmico. Nos tempos atuais virou propaganda, brecha de mercado, oportunidade de negócios. Apesar de discutível uma coisa é certa, não podemos mais viver assim.

Historicamente o ser humano aprendeu a melhorar seu modo de vida aos poucos, evoluindo durante milênios. A utilização dos recursos naturais foi ampliada de acordo com a evolução tecnologia humana, mas em momento algum foi pensado se essa utilização causava impacto e como esses impactos eram assimilados pelo meio.

Vejamos o exemplo das florestas, a madeira fora o primeiro recurso verdadeiramente explorado, para construção de abrigos, como combustível, como utensílios entre outras coisas. E assim a humanidade passou a retirar e derrubar toda madeira que encontrou pela frente, e depois ainda passou a transformar as áreas antes ocupadas por florestas em monoculturas extensivas.

A vida humana se tornou mais fácil, mas sem perceber chegamos a um ponto onde o planeta não suporta o atual método de exploração. Como dito anteriormente o desenvolvimento sustentável passou a ser uma jogada de Marketing do comercio mundial, se tornou uma forma de ganhar, e os selos verdes (ISO 14000, FSC, e CEFLOR) viraram dinheiro.

Esse pensamento extremista põe em risco um fator importante, o manejo das florestas sejam elas plantadas ou não, é um começo de uma evolução mundial. O pensamento em conservar acabara virando parte de nós humanos querendo ou não.

A simples utilização de florestas plantadas fez com que a própria floresta primária fosse deixada de lado, e apesar de ainda existir supressão, ela torna-se mais reduzida. Outro exemplo de melhorias é que, empresas do ramo de extração florestal, vem em sua política, criando técnicas que minimizam parte do seus impactos. Parece uma exploração camuflada, entretanto é um ganho real na conservação do meio ambiente e dos recursos disponíveis ainda.

O uso sustentável das florestas, as novas técnicas de produção, e o manejo florestal sustentável, podem ser por simples certificações ou por interesses financeiros. O próprio desenvolvimento Sustentável pode ser uma utopia, mas essa evolução, mesmo que pequena, só saberemos se funcionará, se tentarmos mudar as coisas.

Para tudo deve existir um principio, nós só tomamos a iniciativa de mudar quando sentimos na pele essa necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário